quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Efeitos das Dificuldades de Aprendizagem da Matemática


Os efeitos das dificuldades de aprendizagem da matemática geralmente são diversos e vão além da área acadêmica especifica, afetando áreas como a atenção, a impulsividade, a perseverança, a linguagem, a leitura e a escrita.

Área de dificuldade: Atenção seletiva

Amostra de condutas

  • Parece não conseguí-lo.

  • Distraí-se com estímulos irrelevantes.

  • Conexões e desconexões.

  • Fadiga-se facilmente quando tenta concentrar-se.

Área de dificuldade: Impulsividade

Amostra de Condutas

  • Buscas curtas.

  • Trabalha rápido demais e por isso, comete erros por descuidos.

  • Não usa estratégias de planejamento.

  • Frusta-se facilmente.

  • Ainda que se conceitualize bem, é impaciente com detalhes.

  • Cálculos imprecisos.

  • Desatenção ou omissão de símbolos.

Área de dificuldade: Perseveração

Amostra de condutas

  • Tem dificuldade em mudar de uma operação ou um passo para outro.

Área de dificuldade: Inconsistência

Amostra de condutas

  • Resolve os problemas em um dia, mas no outro não.

  • É capaz de grande esforço, quando motivado.

Área de dificuldade: Automatização

Amostra de conduta

  • Não examina o trabalho.

  • Não pode indicar as áreas de dificuldade.

  • Não revisa previamente as provas.

Área de dificuldade: Linguagem/Leitura

Amostra de conduta

  • Tem dificuldades na aquisição do vocabulário matemático. Confunde dividido por/dividido entre; centena/centésimos; MMC/MDC; 4 menos X/ 4 menos X; antes/depois; mais/menos.
  • A linguagem oral ou escrita se processa lentamente.
  • Não pode nomear ou descrever tópicos.
  • Tem dificuldade em decodificar símbolos matemáticos.

Área de dificuldade: Organização espacial

Amostra de conduta

  • Tem dificuldade na organização do trabalho ba página.

  • Não sabe sobre qual parte do problema centrar-se.

  • Tem dificuldades representando pontos.

  • Perde as coisas.

  • Tem dificuldades para organizar o caderno de anotações.

  • Tem pouco sentido de orientação.

Área de diculdade: Habilidades grafomotoras

Área de condutas

  • Formas pobres do números, das letras e dos ângulos.

  • Alinhamento dos números inapropriados.

  • Copia incorretamente.

  • Necessita de mais tempo para complentar um trabalho.

  • Não pode escutar enquanto escreve.

  • Trabalha mais corretamente no quadro-negro do que no papel.

  • Escreve letra de forma em vez de letra cursiva.

  • Produz trabalhos sujos, com rasura, em vez de apagar.

  • Tem ineficaz domínio do lápis.

  • Escreve com os olhos muito próximos ao papel.

Área de dificuldade: Memória

Amostra de condutas

  • Não memoriza a tabuada de multiplicar.

  • Apresenta ansiedade frente a testes.

  • Ausência do uso de estratégias para o armazenamento de informações.

  • Pode recordar apenas um ou dois passos de cada vez.

  • Parte números ou letras.

  • Inverte seqüência de números ou letras.

  • Tem dificuldade para recordar seqüências de algorítmos, estações e meses, etc.

Área de difilculdade: Orientação no tempo

Amostra de condutas

  • Tem dificuldades em trabalhar com as hora.

  • Esquece ordem das aulas.

  • Chega muito cedo ou muito tarde à aula.

  • Tem dificuldades em ler o relógio analógico.

Área de dificuldade: Auto-estima

Amostra de condutas

  • Acredita que nem o maior esforço irá levá-lo ao êxito.

  • Nega a dificuldade.

  • É muito sensível a críticas.

  • Opõe-se ou rechaça ajuda.

Área de dificuldade:Habilidades sociais

Amostra de condutas

  • Não capta os códigos sociais.

  • É amplamente dependente.

  • Não adapta a conversação de acordo com a situação ou com audiência.
Texto extraido do livro: Manual de Dificuldades de Aprendizagem - Jesus Nicasio Garcia - Ed. Artmed. pg: 224 e 225.